Caros amigos, nós do mundo de criação, sejamos gráficos, designers, arte finalistas, assistentes de arte ou curiosos, sempre encontramos em nosso caminho pessoas ou empresas que estão começando uma caminhada e necessitam de uma boa identidade visual. O começo é pelo logotipo, que não pode ser qualquer coisa, tem que representar a idéia da empresa, passar os valores, missão que englobam o grupo, passar um sentimento de algo avançado se a empresa for do ramo de tecnologia, passar sutileza e classe se for uma loja de roupas, agressividade e desenhos coloridos para um estúdio de tatuagens etc...
O que todo designer de criação deve ter em mente, é que neste momento ele deve vestir a camisa do cliente e ESTUDAR tudo que puder saber sobre a alma desta empresa, ele tem que imaginar no futuro quando apresentar o layout do job para o cliente que ele vai ver aquela peça com olhos emocionados, vai se arrepiar e pensar consigo algo como "...puxa eu nunca ia ter uma idéia deste tipo..." ai sim você estará consagrado com a empresa e pode levar a publico e dizer toda vez que passar pelo seu logotipo de boca cheia que foi você que o criou.
Para vocês meus caros terem uma noção da "falta de noção" selecionei abaixo alguns logotipos que foram criados sem entendimento, e sem bom senso por parte dos designers. Analisem e tentem não cometer os mesmos erros ok!
Logo Arlington Pediatric Center
Clínica Dental San Marcelino
Grife italiana A-Style
Kids Exchange (problema de espaçamento de letras)
Instituto de Estudos Orientais